Bié: Acidentes de viação causam morte de 30 pessoas

Pelo menos 30 pessoas morreram e 170 ficaram feridas, como consequência de 162 acidentes de viação, ocorridos na província do Bié, durante o primeiro trimestre do ano em curso.


A informação foi prestada na (quarta-feira) à Angop, pelo director da Viação e Trânsito do Comando Provincial da Polícia Nacional, superintendente-chefe José Moreira Carneiro, quando falava da sinistralidade rodoviária na circunscrição.
Comparativamente ao período do ano anterior, houve o aumento de três mortes e cinco feridos, enquanto os acidentes diminuíram para menos 11, respectivamente.
O município do Cuito, segundo a fonte, registou maior índice de sinistralidade com 93 acidentes, seguido pelo Chinguar com 19, Andulo com 17 Cunhinga com 14, Chitembo com nove, Nharea com sete, Catabola com seis, Camacupa com quatro e Cuemba, com três, respectivamente.
Entre os acidentes registados, destacam-se choques entre veículos e velocípedes com e sem motores, choques entre veículos automóveis, capotamento, despistes, choques com obstáculo fixos. 
José Moreira Carneiro frisou que os sinistros causaram ainda danos materiais avaliados em 21 milhões e 643 mil Kwanzas, mais 511 mil e 800 Kwanzas em relação ao período anterior.
Apontou como as principais causas, imprudências, falhas de travões, mau estado dos troços rodoviários, excesso de velocidade, condução em estado de embriagues, não cedência de prioridade de passagem.
Para reduzir a sinistralidade na região, frisou, as forças reguladoras do trânsito e parceiros sociais continuam a sensibilizar os automobilistas e peões sobre os perigos na estrada. 
Apelou os automobilistas, a pautar por uma condução prudente de forma evitar danos humanas e materiais.
Fonte: Angop

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Moreno – Mana Moça