Bié: Mais de oitenta reclusos aguardam julgamento
Oitenta e quatro reclusos, na condição de detidos, aguardam por julgamentos na comarca do Bié, num universo de 416 processos em fase de instrução com a mesma condição, informou na ontem, segunda-feira, o Juiz Presidente do Tribunal local, Octávio Diniz Chipindo.
Entrevistado pela Angop na cidade do Cuito, o magistrado disse estarem ainda em curso mil e 454 processos com réus presos, menos 100 em relação ao período passado de 2017, com 482 cidadãos condenados.
Octávio Diniz Chipindo revelou que, actualmente, estão detidos 892 cidadãos na comarca, concebida apenas para 250 reclusos, considerando a situação de superlotação.
Entretanto, o magistrado apontou os crimes contra as pessoas, homicídios, furtos, roubos e burlas como os principais, tendo defendido, por outro lado, o aumento de mais salas para leituras de julgamentos, para juntar-se às duas disponíveis para oito juízes.
A situação, de acordo com o Juiz, condiciona em grande medida na celeridade de alguns processos, apesar de ser objectivo do órgão resolver com urgência a cada problema.
Comentários
Enviar um comentário